A vontade de voltar a frequentar eventos de cultura e entretenimento no País, que estão paralisados ou sofrendo restrições por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), tem crescido cada vez mais entre os brasileiros. De acordo com o novo estudo da ABRAPE – Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, financiado pela Ambev e realizado em parceria com a consultoria Provokers, seis em cada dez entrevistados, o que representa um índice de 60%, revelam o desejo de retornar a frequentar atividades como feiras e exposições, eventos esportivos, shows, festivais de música, e festas e eventos em casas noturnas.
O estudo, que monitora quinzenalmente a expectativa da população sobre a volta aos eventos desde julho, aponta um crescimento na tendência em todas as regiões do país: o índice dos que responderam afirmativamente sobre a intenção de frequentar atividades culturais no último levantamento realizado em setembro era de 46%; na pesquisa mais recente, apurada entre 5 e 13 de outubro, o crescimento foi, portanto, de 30%. Outro dado relevante é que 80% dos entrevistados sentem falta dos eventos.
“O setor está preparado para atender todos os protocolos de segurança e quer a volta imediata das atividades. Este último estudo destaca que 54% dos entrevistados já voltaram a frequentar bares e restaurantes, um crescimento de 13 pontos em relação ao anterior. Avaliamos que o mesmo cenário vá se repetir com o nosso setor, ou seja, haverá uma retomada gradual, o que vai diminuir os impactos negativos que o segmento vem sofrendo com a crise”, analisa o empresário e presidente da ABRAPE, Doreni Caramori Júnior.

Questionados sobre os tipos de eventos que voltariam a frequentar, os entrevistados elegeram feiras e exposições em primeiro lugar (65%). Os índices apresentados por outros setores foi o seguinte: eventos esportivos (60%), shows e festivais de música (56%) e festas e eventos em casas noturnas (44%). O estudo aponta, ainda, que 64% preferem eventos apenas a céu aberto, 51% aquelas atividades em que as pessoas estejam sentadas e com 69% com lotação máxima de até 500 pessoas.
Segurança – O uso de máscara, com 54%, ainda é a mais citada pelos entrevistados quando questionados sobre as medidas prioritárias de segurança em eventos. Na sequência, o estudo destaca a redução de capacidade máxima, apontada por 35%, a obediência aos protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS), por 31%,a distribuição de álcool gel (24%) e o controle de fluxo, entrada e saída escalonadas e seleção (29%).
A ABRAPE, em parceria com a Ambev, vai continuar promovendo a pesquisa quinzenalmente pelos próximos meses. Desde julho já foram desenvolvidos sete levantamentos. “Quando firmamos parceria com a ABRAPE, nosso principal objetivo era ouvir nossos consumidores e prezar pela saúde de todos. Desde então, seguimos trabalhando para garantir que o retorno gradativo dos nossos eventos seja feito da forma mais segura possível. Hoje já podemos afirmar que o setor está bem preparado para essa retomada, mas até que isso aconteça, vamos continuar acompanhando a tendência de mercado e respeitando todos os direcionais de saúde”, afirma Felipe Bratfisch, Head de Marketing de Experiências e Patrocínios da Ambev.
Congresso – A retomada das atividades dessa indústria será um dos temas do V Congresso Brasileiro dos Promotores de Eventos, que acontece nos dias 17 e 18 de novembro no Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer, em São Paulo. Promovido pela ABRAPE, o encontro será um dos primeiros presenciais a ser realizado na capital paulista e vai reunir grandes nomes do show business para discutir e debater diversos assuntos relacionados a toda a cadeia produtiva de cultura e entretenimento do Brasil, uma das mais impactadas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O site oficial do congresso é https://www.abrape.com.br/congresso/2020/.





