Com 54 metros de altura, a maior estátua dedicada a Nossa Senhora de Fátima no mundo foi entregue aos fiéis nesta quinta-feira (13), no Crato, região do Cariri. O governador Elmano de Freitas participou da cerimônia ao lado do ministro da Educação e ex-governador do Ceará, Camilo Santana; do secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira; do prefeito do Crato, André Barreto; e de outras autoridades.

Marcada pelo espírito romeiro e pela devoção, a região do Cariri carrega um forte viés de turismo religioso. Elmano de Freitas destacou que o monumento é um presente para os romeiros, mas também para todo o Estado. “É uma alegria muito grande estar hoje na cidade do Crato, a cidade mais católica do Brasil. Essa nova imagem expressa o fervor mariano do povo do Crato, do povo do Cariri”, pontuou o governador.
O Governo do Ceará investiu mais de R$ 6 milhões na pavimentação da via de acesso ao monumento. Entregue em 2022, a intervenção consistiu na qualificação da estrada com pavimentação asfáltica, meio-fio, sinalização e serviços complementares, visando à melhoria do acesso.

A estátua de 54 metros nasceu da mente — e do coração — de Ranilson Viana. O artista petrolinense relembrou parte de sua trajetória até este momento. “Tudo começou com o sonho de fazer um quarto para o meu filho, e cheguei até aqui. Meu filho não está mais comigo, mas ele veio para me transformar em um escultor”, recordou.
Ranilson também relatou a emoção de viver esse momento que, além de marcar o Cariri cearense, registra a história de devoção de fiéis pelo mundo. “Através das minhas esculturas, posso levar conexão e a criação do nosso Criador. Eu nem tenho mais lágrimas para chorar; é muito gratificante estar aqui neste momento tão especial para o Ceará, para o Brasil e para o mundo”, concluiu.





