
O Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig) chega à terceira edição para movimentar o município do Agreste Pernambucano com atividades gratuitas que celebram o livro, a leitura e literatura. Eeste ano, o festival tem como tema “Nas entrelinhas das imagens narrativas” e acontece até o próximo domingo (8). O evento, que contará com a participação de diversos autores, escritores e ilustradores do Brasil e exterior, será sediado no Parque Ruber Van Der Linden (Pau Pombo) e no Sesc Garanhuns.
Nesta terceira edição, o objetivo do evento é ampliar as possibilidades de leitura para todas as idades, incluindo, bebês, crianças, jovens e adultos. Entre os participantes do evento estão escritores e ilustradores de todo o Brasil, como Odilon Moraes (SP), Tino Freitas (CE) e Renato Moriconi (SP). Dos autores de Pernambuco, Walther Moreira Santos e Elma marcam presença no Filig. Além disso, o ilustrador mexicano Gabriel Pacheco participará falando de seu processo criativo e ministrando oficina.

O curador faz questão de ressaltar que “todos os profissionais envolvidos na programação contribuem no pensamento e na prática do reconhecimento do livro para infância que ganha cada vez mais o espaço no imaginário leitor de todas as idades”. Mas ressalta que, embora o festival seja voltado exclusivamente para a literatura infantil garante que “os livros dedicados para o público infanto-juvenil, não têm limite de idade e por isso prefere reforçar o pensamento que são obras para as infâncias, de todas as infâncias”. Além do bate-papo com autores convidados, oficinas e ateliês de criação abertas ao público, haverá apresentações artísticas, rodas de leitura e feira de livros.





