Uma varanda de jantar ‘viva’, com três ambientes, que traz a natureza para dentro da casa. Esse é o norte do projeto ‘Varanda do Jantar’, assinado por Igor Cabral em seu ano de estreia na CasaCor PE. Com o intuito de propor conforto no dia a dia a partir do uso versátil de um mesmo espaço, o arquiteto apostou em um ambiente feito para receber amigos e familiares.
Uma evidência da ‘assinatura verde’ do projeto é a presença de uma jabuticabeira na área central da varanda. O ambiente de 40m² incorpora estar, espaço de relaxamento com vista para o jardim e uma área ideal para anteceder o momento do jantar, com bancada para o preparo de drinks e snacks. A proposta é explorar a possibilidade de uma área externa aconchegante.
Para isso, além da árvore, o arquiteto utilizou elementos naturais como a madeira e a pedra na composição dos móveis e pisos do espaço. Proporcionar uma experiência sensorial aos visitantes, estimulando os sentidos através de texturas, aromas, paladar e som também faz parte da proposta. A tecnologia entra na ‘Varanda’ a partir de luminárias completamente automatizadas.
O respeito à arquitetura neocolonial do casarão, construído em 1930, é outro ponto importante do projeto. Para preservar ao máximo as estruturas originais, foram feitas apenas pequenas intervenções. “Para esse espaço, pensei em uma varanda agradável em que fosse possível contemplar a vista e a companhia das pessoas.”, explica Igor Cabral.
O ambiente assinado pelo arquiteto Igor Cabral está situado no térreo do Casarão da Família Santos, em Casa Forte, no Recife. O espaço é a nova sede da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas no Estado, que recebe o público entre os dias 21 de setembro e 4 de novembro, na Avenida Dezessete de Agosto, 1112, zona norte do Recife.