
A cantora e compositora Beth Carvalho morreu no Rio de janeiro, nesta terça-feira (30). Beth tinha 72 anos e estava internada no Hospital Pró-Cardíaco, Zona Sul da cidade, desde o dia 08 de janeiro desse ano. A causa da morte da cantora ainda não foi divulgada. Nos últimos anos, Beth sofria com um problema na coluna. Informações sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulgadas pela família.
Conhecida como a Madrinha do Samba e um dos maiores nomes da história do gênero, Beth teve o seu primeiro contato com a música ainda na infância. Em 1965, gravou o seu primeiro compacto simples, com a música “Por quem morreu de amor”. A partir de 1973, passou a lançar um disco por ano e emplacou vários sucessos. Em 2004, gravou o primeiro DVD, “Beth Carvalho, a Madrinha do Samba”.
Beth Carvalho foi homenageada na edição 2009 do Grammy Latino, em Las Vegas. Na ocasião, a cantora foi a primeira sambista a receber um dos reconhecimentos mais importantes do Grammy, o prêmio Lifetime Achievement Awards. Em 2018, com a mobilidade cada vez mais reduzida pelos efeitos do problema na coluna, Beth fez um show histórico. Ao lado do grupo fundo de Quintal, ela cantou deitada.