O Produto Interno Bruto (PIB) do mundo da construção civil se reuniu em peso na noite da última terça-feira, 27, durante o jantar promovido pela Cooperativa da Construção de Pernambuco (CCPE) em parceria com a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (ADEMI-PE), no Ferreiro Roftop, em Caruaru. Foi, de fato, uma noite muito especial que reuniu engenheiros, empresários, distribuidores e funcionários da construção civil e do setor imobiliário.
Entre os objetivos, o encontro apresentou a CCPE, presente no mercado com o objetivo de unir pessoas que trabalham juntas para alcançar objetivos comuns, baseados em valores de solidariedade, democracia e participação. O evento teve a presença do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, do representante do Governo do Estado, presidente da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab-PE), Paulo Lira, e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), Adriano Lucena.
O diretor-executivo da CCPE, Leonardo Luna, explica que a cooperativa traz um conceito inovador onde todo mundo se une em prol de objetivos comuns. “Hoje temos mais de 35 construtoras de médio e grande porte. É um momento muito especial, abraçarmos Caruaru, o Agreste pernambucano. Convidamos diversas construtora locais, que possuem grandes obras dentro da região, que movimentam bastante a economia e a cooperativa vem como uma ferramenta, no sentido de união, trazer resultados e diversos benefícios, sempre em uma relação de parceria com os fornecedores. Implementamos como modelo estratégico, uma relação de parceria com o fornecedor, pois ele comprometido todo mundo sai ganhando”, afirma.
Luna ainda fala do atual momento da construção civil, com boa previsão para os próximos meses. “Estamos sofrendo alguns reajustes, sofrendo uma pressão inflacionária, isso é reflexo da atividade econômica do setor. Espero que até o final do ano tenhamos um boom, principalmente no mercado de habitação popular. Já foram contratadas mais de oito mil unidades, somente para Pernambuco. Onde a cooperativa é papel fundamental para a redução de custos nas obras”, finaliza.
Rafael Simões, presidente da CCPE e ADEMI, reforça: “É uma honra estar em Caruaru. Estamos trazendo a CCPE, que faz um ano agora em agosto. É uma oportunidade de aproximar a capital com Caruaru e apresentar também a ADEMI. Uma oportunidade de falar sobre o alcance da cooperativa em todo o Estado”, diz.
Hoberdan Aragão, da Aragão Representações, um dos organizadores do evento, lembra que o setor imobiliário lida com valores enormes que reflete no impulso do PIB local, estadual e nacional. “Somente na RM, nos últimos cinco anos, foram lançados mais de 15 bilhões em imóveis. Ele é um setor pulverizado. Com a soma dessas empresas, você consegue entender a importância da cooperativa de compras. Estamos muito otimista com esse novo formato da cooperativa. Fico muito feliz em ter a oportunidade de organizar um evento como esse. Conseguimos reunir o PIB da construção civil. Esperamos que isso faça com que o setor cresça, que as construtoras se unam em parceria e possamos crescer cada vez mais”, revela.
Flávio Margolis, sócio proprietário da VL Construtora e diretor da CCPE e ADEMI, esteve presente no evento e conta sua experiência. “É uma satisfação pode ver um evento como esse da cooperativa, podendo trazer para Caruaru tudo que foi construído ao longo desse ano. Um evento que traz empresários, fornecedores e constrói mais uma comunidade da cooperativa”.
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, que também prestigiou a categoria, falou com o portal Thiago Lagos e mostrou o seu otimismo diante dos números positivos de Caruaru. “É com muita satisfação que a gente recebe esse evento. Junto com a ADEME e o CREA. Caruaru é referência no setor da construção civil e dos empreendimentos imobiliários, gerando emprego, gerando renda e fomentando essa cadeia tão importante da nossa economia”, disse o prefeito.
Paulo Lira, presidente da Cehab do Governo de Pernambuco, falou durante a apresentação, ele apresentou um dos projetos do Governo do Estado voltado para o incentivo de moradias. “O Governo do Estado está presente nesse evento tão importante realizado pela CCPE. O Governo apresentou o programa ‘Morar bem, entrega garantida’, um programa que busca reduzir o déficit habitacional. Com oportunidade para quem quer construir e incluir seu empreendimento nesse programa”, explicou.
Clauston Pacas, diretor do Conselho da CP Construção, empresa com DNA caruaruense, falou da importância em fazer parte da cooperativa. “Foi um grande evento. É a chegada da cooperativa para unir forças, tanto do Agreste como da capital pernambucana. Um evento que movimenta a economia da cidade e traz ganhos para os cooperados, movimentando um setor que 70% do PIB pernambucano e feito por essa cadeia. O sistema cooperativado é o que funciona em todo o Brasil para um sistema mais sustentável”, pontua.
Por fim, Adriano Lucena, presidente do CREA-PE, enfatizou a importância de Caruaru receber um evento desse porte. “O evento em Caruaru mostra a grandiosidade da cidade e região. Junta os empresários, profissionais da engenharia, da construção civil para mostrar que aqui se faz um novo modelo, de uma construção coletiva, juntando todos para o bom caminho que é o desenvolvimento e moradia para todos”, disse.