Para quem pretende decorar a casa, ou apenas dar uma repaginada no ambiente, uma dica preciosa é prestar atenção na hora de escolher as cores, seja das paredes, dos móveis ou dos objetos de decoração. Fugir do branco tradicional, apostando em tons de contraste é uma boa pedida para ousar com elegância e dar cores pontuais aos ambientes com peças que atraem o olhar e chamam a atenção. Muito utilizados nas décadas de 70 e 80, os móveis planejados coloridos estão de volta no universo do décor, possibilitando criar ambientes mais alegres e descontraídos. No entanto, adicionar cores aos cômodos não significa optar por um ambiente completamente colorido; uma das possibilidades é utilizar apenas alguns acabamentos com tons mais vibrantes.
Na Evviva Bertolini, no Recife, por exemplo, os planejados coloridos – principalmente os de tonalidade vibrante como amarelo e vermelho, têm tido grande procura. De acordo com Zelândia Galvão, nome à frente da marca na cidade, as inúmeras possibilidades de cores fazem a alegria dos clientes que curtem espaços com estilo próprio. A empresária complementa, ainda, que este recurso é perfeito para quem quer inserir personalidade aos ambientes, de maneira moderna e elegante, e proporcionar maior luminosidade e sensação de amplitude. “Dentre todos os benefícios, também é possível destacar a fácil limpeza e durabilidade. Quando combinamos o vidro colorido com outros materiais, como, por exemplo, o aço inox, fica ainda mais arrojado”, revela.
Já para quem deseja ambientes mais discretos, a dica é ir estudando aos poucos o “novo visual” da sua casa e adicionando cores nos detalhes. Já para os que não tem medo de ousar, há muitas possibilidades de trazer modernidade aos espaços por meio das cores. Se o ambiente da residência é mais moderno e jovial, invista em tons vibrantes que estimulam a ação. Já os tons pastéis e as cores frias combinam melhor com ambientes mais sóbrios. As nuances mais escuras também são muito bem-vindas e podem ser usadas inclusive nos armários planejados da cozinha.