O período de volta as aulas está se aproximando e, com ele, a necessidade de criar um cantinho especial para as crianças dedicarem-se aos estudos. Por isso, nada melhor do que montar um espaço organizado e confortável, ideal para que o rendimento seja ainda maior. Para isso, a arquiteta Bruno Lobo, um dos nomes à frente do escritório arqMULTI, sugere algumas dicas para estruturar o local com charme e praticidade. A primeira delas é organizar o ambiente, deixando o espaço higienizado e com tudo em seu devido lugar. Depois de tudo limpo e liberado, é hora de planejar a organização, optando pela utilização de caixas organizadoras, porta-lápis e até quadro negro ou branco para anotar deveres de casa e a rotina de estudo.
Segundo a profissional, mesmo diante da falta de espaço que existem em muitos lares, é possível montar um espaço funcional e bonito para o pequeno realizar suas tarefas. “O cantinho de estudos não precisa de muito: uma escrivaninha, cadeira confortável e estante ou prateleiras para guardar os livros já são mais que suficientes para deixar o espaço funcional. Se você tiver a opção, escolha um local arejado e com bastante iluminação natural para montar o cantinho”, comenta. A profissional também aconselha a escolher móveis que acompanharão o crescimento da criança, pois peças muito miúdas acabam sendo pouco usadas e precisam ser trocadas rapidamente.
Outra dica é apostar nos gaveteiros, que é uma ótima opção para quem quer manter a bagunça em ordem, garantindo um espaço a mais para guardar o material escolar. “Para otimizar o espaço, escrivaninhas sem pé são uma ótima saída. A solução pode ser tampos de madeira que vão de uma extremidade do quarto a outra, ou um móvel inteligente que vá fixo a parede”, revela. Em relação às cores, os tons fortes tendem a deixar o cantinho de estudo cansativo, então a melhor opção é usar os mais claros e misturá-los a um tom mais impactantes. Um bom exemplo é usar móveis claros e objetos e uma parede em um tom escuro, como, por exemplo, o azul e o verde, que tendem a manter o ambiente mais calmo, enquanto o laranja e o amarelo são cores chamadas energizantes, que estimulam a criatividade e o foco.