A noite da última quinta-feira (26) serviu para mostrar um pouco do que está por vir durante o mês de junho, com a realização de mais uma edição do São João de Caruaru. Isso porque, a Prefeitura de Caruaru apresentou todos os detalhes da festa assim como da programação oficial para o polo principal da festa, no Parque de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga. O lançamento aconteceu na Rua 3 de Maio, no centro de Caruaru.
De cara as pessoas de mais idade que chegavam ao local do evento se encantavam com a semelhança do São João de outrora, já que a Rua 3 de Maio foi o berço do São João na cidade. Bandeirolas, barraca de comidas típicas, palhoção, carro de som, apresentação de quadrilhas, bacamarteiros e trios de forró pé-de-serra deixaram o clima perfeito para as surpresas que estavam por vir.
A prefeita Raquel Lyra chegou ao local da festa acompanhada de familiares, secretários e vereadores. Ela fez questão de passar por toda a rua, cumprimentando o público presente e os moradores mais antigos. Entre fotos, acenos e apertos de mão, ela falou um pouco sobre a festa de lançamento. “É uma alegria poder trazer para junto do grande público uma festa desta. Estou realizada”, declarou.
Chegando ao palco montado no espaço, a comitiva comandada por Raquel Lyra começou com uma lembrança aos homenageados do São João 2018. São eles: A escritora e compositora Fátima Marcolino; a boleira Maria do Bolo; o colunista social Jotta Lagos; o escritor, historiador e compositor Nelson Barbalho; e o organizador de festas Zé Lucía do Palhoção.
Na ocasião, Marinete Lira, uma das tão conhecidas irmãs Lira, que deram início aos festejos juninos em Caruaru, foi homenageada também. Ela destacou a importância do resgate da Rua 3 de Maio como palco do lançamento da festa. “Caruaru e todo o Nordeste passaram a ser referência no São João com a contribuição das irmãs Lira. Isso me orgulha demais”, declarou Marinete.
Ela também aproveitou para fazer uma reivindicação a prefeita. “Gostaria que a prefeita olhasse se inspirasse nessa bonita festa de hoje para tornar a Rua 3 de Maio mais um polo de animação do São João de Caruaru. Trazer essa alegria para todos nós”. De pronto, Raquel disse que vai pensar na possibilidade de já resolver essa pendência este ano, incluindo o local na grade de programação.
Os detalhes da festa
Passada as homenagens, chega o momento que todo mundo esperava: a apresentação dos detalhes da festa junina da Capital do Forró. O responsável por fazer essa apresentação foi o vice-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru, Leonardo Salazar. Este ano, a festa vai de 1º a 30 de junho. Durante todo o mês, a cidade contará com 22 dias de festa, espalhada por 21 polos de animação.
De cara, muitas novidades foram acrescidas a programação da festa. O São João Rural, que, em 2017, levou o caminhão-palco para quatro localidades, agora, dez comunidades serão contempladas. Outra novidade é que o Alto do Moura, que reunirá, num Pavilhão de Arte em Barro, cerca de 60 estandes e o Polo Mestre Vitalino, com shows de grandes nomes da música regional.
“Entendemos que a descentralização, levando a festa à Zona Rural, e a valorização de todas as representações artísticas, como o artesanato, mostram o grande potencial da nossa gente. O São João, da forma como foi pensado, apresenta boa parte das riquezas de Caruaru, que se destaca não só pela cultura, mas pelo turismo e por outras atividades econômicas”, enfatizou Raquel Lyra.
No Pátio do Forró, palco principal da festa, as apresentações começam no dia 2 de junho. O antigo Polo do Candeeiro será requalificado e passa a se chamar Palco mestre Camarão. Por lá, um palco secundário será erguido com uma grande área dedicada a gastronomia. Como 2018 é ano de Copa do Mundo, o Polo das Quadrilhas, na Estação Ferroviária, além das apresentações, vai transmitir as partidas dos jogos do Brasil.
O Polo Azulão continua montado no mesmo espaço do ano passado e voltado aos gêneros Pop e MPB. “O São João é uma festa democrática, por isso pensamos nele em duas vertentes: entretenimento e cultural. Dessa forma, conseguimos contemplar todos os públicos, dando à festa a importância que ele realmente merece, seja no âmbito cultural e econômico”, declarou a presidente da Fundação de Cultura, Maria Alves.
Ronaldo Fraga, mais uma vez, assina a Identidade Visual do São João. Este ano, a ilustração dos dançarinos, que fizeram tanto sucesso em 2017, mostrará a quadrilha junina vista de lado e não mais de cima, fazendo uma referência ao Mané Gostoso – boneco típico do artesanato caruaruense – e a uma tesoura que representa a importância do Polo de Moda do Agreste.
Programação oficial
Eis que chega o grande momento de apresentar a programação oficial do São João de Caruaru. O público aguardava ansioso para ver quais as atrações que vão fazer a animação do grande público. Nomes como Wesley Safadão, Geraldo Azevedo, Aviões, Alceu Valença, Gabriel Diniz, Elba Ramalho, Fulô de Mandacaru, Luan Santana, Jorge de Altinho, Flávio José e Alcymar Monteiro foram confirmados.
Além do mais, a programação também trouxe algumas novidades, como a presença das irmãs Maiara e Maraísa e do cantor baiano Léo Santana, que se apresentarão pela primeira vez nos festejos juninos da Capital do Forró. Assim como aconteceu no ano passado, o DJ Alok também é uma das atrações confirmadas para a festa. Para conferir a programação completa, basta clicar.
Ao fim, alguns artistas que fizeram questão de comparecer ao lançamento da programação oficial do São João de Caruaru mostraram um pouco do que estava por vir em todo o mês de junho, dividindo o microfone e mostrando o que tanto o público queria ver: forró. Só para citar alguns, estiveram presentes a banda Fulô de Mandacaru, Novinho da Paraíba, Valdir Santos e Israel Filho.