Basta sair na rua para atestar que, o Verão nem chegou ainda, mas o calor já está fazendo todo mundo suar. E, do mesmo jeito que nós sofremos com as altas temperaturas, os bichinhos também sentem: “Nessa época acontecem muitos quadros de desidratação, queimaduras solares, machucados nas patas e choque térmico” relata a veterinária Renata Accioly. “Mas, tomando os devidos cuidados, é possível passar por estes dias quentes de forma divertida e saudável.” – completa.
Segundo a especialista, a primeira dica é ficar de olho no quesito hidratação. A água deve estar sempre à disposição do animal. Uma ideia é colocar mais de um recipiente pela casa e trocá-la com frequência. Para estimular que eles estejam sempre hidratados, cubinhos de gelo costumam ser atrativos. A regra da água à vontade não muda fora de casa: “É sempre bom ter uma garrafinha de água e, às vezes, é interessante dar um pouco de água de coco também. Eles adoram e vão tomar o suficiente para se hidratar” – ensina.
PROTEÇÃO – As caminhadas merecem atenção especial: cuidado com o horário! Imagine caminhar sobre o asfalto quente até sofrer uma queimadura grave na sola dos pés! O resultado são dores e até infecções nos coxins, as almofadinhas das patas. “O ideal é andar com cães e gatos antes das 8h da manhã e depois das 17h, quando a temperatura não está tão alta. Para caminhadas à luz do dia, o ideal é proteger o pelo e a pele do bichinho, principalmente os branquinhos, que acabam pegando muito sol e se queimando demais, além de ficarem mais propensos a tumores de pele.” – alerta Accioly. A Roval Pet, farmácia de Manipulação Veterinária com duas unidades no Recife e entrega em domicílio, desenvolveu o Protetor Solar com Repelente Natural, feito à base de citronela que mantém o peludo protegido dos raios solares e livre dos mosquitos. “É só aplicar 20 minutos antes da exposição ao sol” – conta a farmacêutica Renata Calado.
LIMPEZA & CUIDADO – “Depois do passeio, é preciso cuidar das patinhas na volta para casa.” – explica a vet. Para este momento existem produtos como os Lencinhos ou Spray Antisséptico Roval Pet, que garantem que nenhum micro-organismo seja levado para a residência: é só passar ou borrifar o Spray por todas as patinhas, na parte superior, inferior e nos coxins. Depois de tudo limpinho, é hora de passar o Hidratante de Patinhas, que a Roval Pet criou à base de óleo de amêndoas, uréia. “É importante manter os coxins hidratados para evitar calos e rachaduras, que podem abrir, virar feridas e infeccionar, podendo até ensejar uma uma miíase, que é uma doença causada pela infestação de larvas de moscas.” – avisa Accioly.