Comidas de milho estão para o mês de junho, assim como o panetone está para o Natal, não é verdade? É difícil entrar em uma residência no Nordeste nessa época e não encontrar a pamonha, a canjica ou o milho cozido. Nada melhor como aquele cheirinho de milho assado que dá oficialmente o start dos festejos juninos. Você já tentou se aventurar e preparar alguma comida típica? O Blog Thiago Lagos separou algumas receitas para te dar uma forcinha na cozinha. Que tal tentar? Confere as dicas para os dois carros chefes que não podem faltar em nenhuma mesa junina:
Ingredientes:
Grãos de quatro espigas de milho
1 litro e ½ de leite de coco
1 xícara de chá de açúcar
Sal a gosto
Modo de preparo:
O preparo é rápido com a ajuda de um liquidificador. Junte todos os ingredientes e bata bastante, até formar um creme. Depois, passe em uma peneira para retirar o bagaço e leve apenas o caldo ao fogo médio. A dica é mexer sempre, por aproximadamente 30 minutos, até engrossar. Quando virar um mingau, a canjica está pronta.
Ingredientes:
6 espigas grandes de milho
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 1/2 xícara (chá) de leite de coco
. 1 pitada de sal
Modo de preparo:
Descasque os milhos cuidadosamente e reserve as palhas inteiras.
Rale as espigas no ralador grosso. Ponha em uma tigela e acrescente o açúcar, o leite de coco e o sal. Misture cuidadosamente com uma colher de pau.
Pegue as palhas reservadas, dobre-as ao meio e costure-as dos lados, para formar um saco pequeno.
Preencha com o creme de milho e feche a ponta amarrando com um barbante.
Em uma panela grande, ponha água para ferver. Coloque as trouxinhas de milho na água fervente e cozinhe por aproximadamente 90 minutos.
Retire com o auxílio de uma escumadeira e deixe escorrer. Sirva frio ou quente. Dicas: escalde as palhas do milho em água fervente para poder embrulhar a pamonha com mais facilidade.