Vitalino Pereira dos Santos, mais conhecido por Mestre Vitalino, serviu de inspiração para os empresários Cem e Yvone Wu implantar, em Caruaru, um restaurante em homenagem ao Mestre do barro. A origem oriental de Cem, transformou o projeto do novo empreendimento ainda mais desafiador: unir, em um só lugar, a culinária regional e oriental.
Para tornar o sonho em realidade, um time de peso se engajou ao projeto do Vitalino Comedoria. A consultora gastronômica paulistana, mas com alma pernambucanca, Andrea Hunka, é a responsável por toda concepção do cardápio, que tem como carros chefes um buffet de comida regional com rodízio de carne, além de comida japonesa. O historiador Walmiré Dimeron desenvolveu um trabalho de pesquisa e ofereceu subsídios literários à chef para compor as sobremesas, que ao todo são sete.
O Vitalino Comedoria oferece uma vasta carta de vinhos, cervejas artesanais e o café feito com os grãos mais rigorosamente selecionados do País. O espaço já está em pleno funcionamento desde o último sábado (22). O Vitalino Comedoria está localizado na Avenida dos Estado, 237, no bairro Nova Caruaru. O horário de funcionamento da casa é de domingo a domingo, a partir das 11h. Lembrando que o Vitalino Comedoria trabalha com almoço e jantar.