O espetáculo infantil “Flor de Maio”, do Grupo Ená Iomerê, do Colégio Diocesano de Caruaru, foi o grande destaque na premiação da Mostra Estudantil do 24º Feteag (Festival de Teatro do Agreste), ocorrida no último sábado, dia 25, no Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc Caruaru) com o pomposo título “The Feteag’s Golden Night”, após dez dias de sucesso absoluto do evento realizado pelo grupo Teatro Experimental de Arte (TEA) com incentivo do Funcultura. A equipe estudantil caruaruense liderada pela diretora Maria Alves conquistou sete das dez estatuetas voltadas à categoria Teatro na Escola: Melhor Espetáculo, Melhor Direção (Maria Alves), Melhor Atriz (Giovanna Nóbrega), Melhor Atriz Coadjuvante (Barbra El), Melhor Cenografia (Lúcia Santana), Melhor Figurino (Lúcia Mendonça e Maria Alves) e Melhor Iluminação (Edu Oliveira). Já na categoria Escola de Teatro, a peça adulta “Então, Bate!”, da Cia. Casa Mecane, do Recife, venceu como Melhor Espetáculo, além dos troféus de Melhor Direção, Melhor Iluminação e Melhor Direção Musical (todos para Dado Sodi).
Toda a festa foi pontuada pelas intervenções cômicas de três palhaças, Banana (a atriz pernambucana Ana Flávia), Esmeralda e Malagueta (as atrizes catarinenses Débora de Matos e Paula Bittencourt), que recepcionaram o público distribuindo gravatas coloridas, laçarotes, óculos extravagantes e chapéus para lá de coloridos, tudo para que os espectadores entrassem no clima de pura diversão em meio à entrega dos troféus. O trio ainda interferiu várias vezes durante toda a apresentação, comandada pelos atores Paulo de Souza e Rafael Amâncio, vestidos com smoking em contraponto às divertidas palhaças que ainda abordaram temas como os prós e contras em ser mãe, o desejo de casar e ser feliz, ou ainda o valor de ser premiada como melhor atriz. A plateia se divertiu bastante e ainda aplaudiu emocionada ao final, quando entraram em cena, também como palhaças, as atrizes Ivonete Melo – homenageada desta edição – e Arary Marrocos, duas mulheres guerreiras das artes cênicas que simbolizaram ainda mais o tema do Feteag deste ano: “Ao Olhar Delas: A Poética Feminina Em Cena”.
O coordenador do 24º Feteag, Fábio Pascoal, ao discursar rapidinho no começo da premiação, lembrou da importância da parceria com o Projeto Argemiro Pascoal, coordenado pelo arte educador Kiko Gouveia, que levou muitos estudantes da rede pública de ensino às peças da programação, para além da enorme plateia espontânea: “Foram dez dias de muita alegria para nós. Até porque foi bom demais ver todo esse público participando, um dos maiores de nossa história”, comentou. A comissão julgadora da Mostra Estudantil foi composta pelo ator e diretor Severino Florêncio, a produtora Bela Araújo, ambos de Caruaru, e o ator e diretor Radaméis Moura, de Limoeiro. Já a noite de premiação foi coordenada pela diretora Marianne Consentino.