Alceu Valença se apresenta na abertura do São João de Caruaru, no Pátio de Eventos, sábado, 31 de maio, às 23h. No palco, Alceu apresenta o melhor de seu repertório de xotes, forrós, baiões, toadas e emboladas – gêneros surgidos no agreste e no sertão do Brasil profundo e assimilados diretamente da fonte pelo artista: nas festas, feiras e alto falantes de sua São Bento do Una natal.
Sob esta influência, reprocessada em sua faceta sonora mais cosmopolita, Alceu apresenta sucessos de sua lavra agrestina, como “Coração Bobo”, “Cabelo no Pente”, “Tropicana”, “Táxi Lunar”, “Cavalo de Pau” “Turnê Nordestina”, entre outras que não podem ficar de fora das festas juninas mais antenadas de nosso tempo. O show inclui ainda hits de seu repertório, como “Belle du Jour”, “Anunciação”, “Pelas Ruas Que Andei” e “Tropicana”.
Sem perder a conexão banda larga com a tradição, o cantor recria um módulo de canções de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Pilares da construção da identidade musical nordestina, temas como “Baião”, “Xote das Meninas”, “Vem Morena”, “Sabiá”, “Juazeiro”, “O canto da Ema” reafirmam com vigor que, assim como a embolada, o forró de todos os tempos também não tem parada.
A relação direta entre Alceu e Gonzaga é evidenciada no número que junta “Asa Branca” e “Anunciação”, composições mais que emblemáticas do cancioneiro popular do Nordeste. Alceu Valença sobe ao palco ao lado de Paulo Rafael (guitarra e violão), Tovinho (teclados), André Julião (sanfona), Nando Barreto (baixo), Cássio Cunha (bateria) e Edwin das Olindas (percussão).