A partir de agosto, quando termina seu contrato, Carolina Ferraz não fará mais parte do elenco da Globo, que integrou por 25 anos. Seu último papel foi em ‘Haja Coração’, novela que se encerrou em novembro de 2016. A atriz ainda poderá voltar a fazer trabalhos na emissora, mas seu contrato será apenas por obra, ou seja, o vínculo só dura o tempo das gravações necessárias.
Essa prática começou na Globo desde 2015, com o agravamento da crise econômica. A emissora desde então passou a dar prioridade de contratos a longo prazo apenas para atores que são escalados com frequência ou que a Globo deseja manter exclusividade, como Fernanda Montenegro e Cauã Reymond.
Os demais atores não vêm tendo seus contratos prolongados. Após o fim do vínculo, assim como acontecerá com Carolina Ferraz, eles passam a ser pagos por trabalhos individuais e não de maneira fixa. Outros nomes que já passaram pelo corte da emissora foram Maitê Proença, Guta Stresser, Priscila Fantin e André Gonçalves.
Com isso, agora há maior possibilidade dos profissionais transitarem entre as emissores, mais especificamente com a Record, como o caso de Joana Fomm. A atriz estava escalada para trabalhar com Aguinaldo Silva em sua próxima novela, em 2018, e acaba de fechar um contrato por obra com a outra emissora para atuar em ‘Apocalipse’.