Mela-mela, frevo e muita, mais muita animação. Quem já conheceu o Carnaval da Sucata, na Rua João Condé em Caruaru, não deixa de participar, e quem não conheceu, com certeza já ouviu falar. Essa pode ser considerada a maior prévia de carnaval atualmente na cidade. Muita gente se programa para participar da festa, que reúne frequentadores do Bar Confraria da Sucata (desde 1950) e foliões animados. Neste ano, a festa acontece no próximo sábado, 18, a partir das 14h. São esperadas cerca de vinte mil pessoas, para receber todo esse público, o espaço foi ampliado e conta com algumas mudanças, como um espaço de frontstage que está sendo comercializado. Outra novidade, são os pontos de venda de cervejas sob a responsabilidade do bar e que serão ampliados. O Blog conversou com o empresário Byron Laserre, que está à frente da empresa da família, a Confraria da Sucata, um dos bares mais antigos de Pernambuco e que tem como diferencial o atendimento e os quitutes preparados por Dona Helena, como o famoso canudinho, o ovo cozido e a empada. No bate-papo, falamos sobre todos os detalhes da festa que completa 19 anos, confere:
BLOG THIAGO LAGOS – Como começou o Carnaval da Sucata?
BYRON – O carnaval começou com uma brincadeira. Não tinhamos nada em Caruaru há um bom tempo, e combinamos de fazer uma prévia com uma turma de amigos. Esse encontro tomou grandes proporções e hoje já estamos na 19ª edição.
BLOG THIAGO LAGOS – Quais os detalhes desta edição?
BYRON – Teremos a Orquestra Se Vira nos 30 e a Orquestra de Fernando Borges, uma das mais famosas de Pernambuco. Começaremos a partir das 14h, até às 19h.
BLOG THIAGO LAGOS – A segurança é uma questão muito falada nos eventos ultimamente. Terá um reforço no dia?
BYRON – Esse ano será redobrado. Tivemos algumas reuniões com a Polícia Militar, embora ela não possa nos oferecer a segurança total, devido aos problemas que estão acontecendo no país com a classe, mas o capitão do Batalhão nos garantiu que o máximo possível será feito para a segurança.
BLOG THIAGO LAGOS – O que pode e o que não pode levar para a festa?
BYRON – Não será permitida a entrada de cooler, por questão de segurança. A Polícia ficará responsável por fiscalizar essa questão. No mais, pedimos que as pessoas sejam bem-vindas.
BLOG THIAGO LAGOS – Houve uma polêmica sobre a questão do espaço frontstage que foi criado neste ano e será comercializado. Como irá funcionar?
BYRON – Isso na verdade deve ter sido um mal entendido, vi como uma grande bobagem. Será apenas um espaço, que será comercializado, para as pessoas que querem ficar em um espaço reservado. É ideal para as crianças, idosos, pessoas que tem fobia com a multidão e para quem quiser. O espaço será vendido por R$ 30, quem desejar poderá comprar no bar.
BLOG THIAGO LAGOS – A maioria dos blocos no sábado irão terminar no Carnaval da Sucata. Você acha bacana esse encontro?
BYRON – Isso começou com o bloco de Laura Gomes, ‘A Mulher de Todos os Dias’. Eu acho legal essa confraternização. Não somos o único bloco de Caruaru, existe espaço para todo mundo, não existe rivalidade e sim irmandade.
BLOG THIAGO LAGOS – Tem alguma edição que você acha inesquecível?
BYRON – Toda edição é igual porque eu só faço trabalhar. Mas acho que o ano de 2014 e 2015 tivemos as edições com mais gente. Segundo informações de uma pesquisa pela Secretaria de Cultura, tivemos cerca de vinte mil pessoas.
BLOG THIAGO LAGOS – Você como folião, acredita na volta do carnaval de Caruaru?
BYRON – Não acredito. Hoje a viagem do Carnaval virou uma questão cultural. Nessa temporada as pessoas saem de Caruaru. Durante o carnaval não vejo mais espaço, mas as prévias devem continuar sempre.