O que as pessoas que trabalham ou circulam pelo Centro de Caruaru pensam sobre o trânsito, segurança, estrutura de ruas, calçadas e estabelecimentos comerciais do local? Esta pergunta acaba de ganhar uma resposta, por meio de uma pesquisa inédita que a Câmara de Dirigentes Lojistas vai apresentar nesta quarta-feira (27/11), às 11h30, no auditório da entidade. O estudo traz informações de grande relevância para o empresariado e poder público poderem projetar o futuro socioeconômico da cidade.
A pesquisa foi encomendada à Ray Consulting, a partir de um planejamento que a CDL Caruaru realizou com a Agência Buzz Lab e a GNI – Gerar Negócios Inteligentes. “O nosso objetivo foi fazer um levantamento minucioso das condições do Centro de nossa cidade, a fim de termos elementos substanciais para pensar em soluções para os problemas que afligem aqueles que vivem a realidade do local. Este estudo inédito levará a muitas reflexões de todos os setores da sociedade, não só sobre o Centro, mas sobre a cidade como um todo”, afirma Rossini Batista, presidente da CDL.
A pesquisa foi realizada de 21 a 30 de agosto, período em que foram ouvidas 808 pessoas, entre consumidores, comerciantes, comerciários, ambulantes e turistas. Do total de entrevistados, 78,71% visitam o local pelo menos uma vez por semana. Já os que circulam diariamente pela região somam 60,27%. Os pontos mais críticos apontados na pesquisa são a segurança, representando 50,99%, e a mobilidade, responsável por 45,05% das queixas.
Milton Santana, engenheiro, profissional de marketing e sócio-diretor da GNI – Gerar Negócios Inteligentes, estuda conceitos de cidades inteligentes brasileiras e do exterior, integrando, inclusive, o Comitê de Gestão da Orla do Recife. Ele entende que o estudo realizado no Centro de Caruaru fornece uma série de informações que podem contribuir com o poder público e as entidades em projetos futuros de intervenções na área. “Quando se investe na reestruturação de uma cidade, tendo em mente o bem-estar das pessoas, é imprescindível valer-se de tecnologias de inovação no processo, a fim de promover um desenvolvimento integrado que gere cidades mais inclusivas, humanas, seguras e vibrantes”.
Para Josival Junior, diretor da Agência Buzz Lab e especialista em marketing, negócios e inovação, a pesquisa também é um instrumento importante para empresas varejistas e de serviços repensem suas estratégias. “O sucesso de um negócio depende de um planejamento bem estruturado e a pesquisa fornece detalhes fundamentais para que os empresários possam investir no reposicionamento de suas marcas. Além disso, o levantamento aponta para questões que podem gerar novas possibilidades de negócios”, pontua.
A pesquisa representa uma fonte confiável de dados sobre a percepção do público que visita o Centro de Caruaru, como destaca Guilherme Bastos, CEO da Ray Consulting: “a elaboração deste estudo exigiu uma amostra considerável, garantindo uma abordagem estatisticamente significativa. O perfil dos respondentes nos proporcionou uma visão precisa e representativa do público que frequenta a área em questão. Vale salientar que o cálculo do tamanho da amostra levou em conta um sólido nível de confiança de 90%, garantindo a robustez dos resultados obtidos, e uma margem de erro de 5%, assegurando uma precisão adequada para as conclusões extraídas do estudo”.
CDL Caruaru – Instituição associativa de caráter civil, congrega vários e representativos segmentos do comércio lojista, atuando nos termos das normas estatutárias em vigor, tendo ao longo da sua existência prestado relevantes serviços aos empresários lojistas e contribuído com o desenvolvimento de nossa cidade e do Estado de Pernambuco. Como instituição que representa a classe empresarial de nossa cidade, possui centenas de filiados com os quais mantém uma relação de cunho associativista das mais profícuas, até mesmo porque é a entidade mantenedora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mais informações sobre os serviços prestados à população podem ser obtidas pelo número de telefone (81) 3101-2900.