Ter uma festa de 15 anos ainda é um sonho para a maioria das meninas, mas o estilo mudou e as celebrações tradicionais se transformaram em verdadeiras baladas. Segundo a cerimonialista Adelayde Botelho, da For You Eventos, nada de protocolos rígidos como no passado, que tinha o evento como o marco para apresentar a menina para a sociedade – agora, o que vale é seguir o estilo da debutante. Uma das mudanças é o formato da festa, cada aniversariante escolhe o que prefere de acordo com seu perfil. “Tem as que querem chamar quinze casais, as que selecionam quinze amigas para usar o mesmo modelo de vestido, mas sem dança, e até aniversariante que ensaia coreografia para dançar com quinze amigos, sem meninas”.

Mas uma coisa que não mudou é o momento em que a garota dança com o pai, mãe, padrinhos, avôs, irmãos, tios e tias, e vai por ai, e claro, a tão esperada dança com o “príncipe”, que pode ser o namorado, um affair ou um artista famoso . De acordo com Adelayde, para deixar a festa de 15 anos mais animada nada melhor que divertir os convidados com algumas atrações especiais. “São inúmeras as atrações que podem deixar a festa na história como a contratação de bartenders, estátuas vivas, displays e totens com foto da debutante em tamanho real, desenhistas para fazer caricaturas dos convidados entre outras ideias legais’.
Contudo a cerimonialista alerta para o exagero na utilização de muitas atrações pois pode tornar esse momento longo e cansativo. Segundo ela é importante não ultrapasse o limite do bom senso fazendo o cerimonial se estender por mais de 30 minutos. “ Escolha no máximo duas atrações para não criar competição entre elas e acabar jogando dinheiro fora com algo que não chame atenção e que não seja divertido para os convidados”.