Em seu primeiro discurso no Senado, Douglas Cintra, do PTB, homenageou sua cidade natal, Caruaru, o mais populoso município do interior de Pernambuco. Douglas Cintra destacou a formação histórica da cidade, a garra dos caruaruenses e suas manifestações econômicas e culturais, como a festa de São João e a feira de Caruaru, que obteve em 2006 o título de patrimônio cultural imaterial do Brasil.

O senador, que substitui Armando Monteiro no Senado adiantou qual será o foco principal de sua atuação no Senado. “Pretendo orientar minha produção legislativa à facilitação e ao fortalecimento das atividades dos pequenos e micro empresários, trabalhadores rurais e urbanos, artesãos e todos os profissionais que trabalham para tornar o Brasil um país mais competitivo. Assim, por exemplo, nosso ramo de confecções de vestuário que reúne milhares de empresas em Caruaru e tantas outras cidades que formam o pólo de confecções do agreste, quase todas de pequeno e médio porte, geradoras de dezenas de milhares de empregos diretos e indiretos “, disse.

Outro foco da atuação do senador está ligado a uma das áreas de sua atuação, paralelamente às atividades empresariais: o cuidado com o meio ambiente. Douglas Cintra é presidente do Conselho Consultivo do Centro de Educação e Preservação Ambiental de Bonito, também conhecido como Sabiá da Mata. O objetivo é promover a educação ambiental e elaborar projetos capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nos ambientes rural e urbano, preservando matas nativas, rios, animais e plantas de Bonito e dos Municípios circunvizinhos.