Está pensando em dar sequência a sua especialização com cursos de mestrado e doutorado na área de Ciências da Saúde? Em Caruaru, o renomado Centro de Excelência em Educação do Nordeste (CEEN) está com inscrições abertas até o dia 23 de outubro. O título de mestre é reconhecido e avaliado pela CAPES, credenciado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministro de Estado da Educação.
Conversamos com o coordenador responsável em Caruaru, professor doutor Djair Ferreira, para conhecer um pouco das principais novidades. Confira o nosso bate-papo:
PORTAL THIAGO LAGOS – Como o senhor avalia a importância da chegada do Centro de Excelência em Educação do Nordeste em Caruaru?
DJAIR FERREIRA- Representa uma oportunidade impar para profissionais que trabalham e moram em Caruaru e Região, pois uma oportunidade como essa nunca surgiu em nossa cidade, todos os profissionais da saúde e áreas afins que obtiveram títulos de pós-graduação stricto sensu tiveram que conquistá-la fora da cidade, na maioria da vezes em grandes centros. Sobretudo com o formato de 4 encontros presenciais por ano, sendo cada um com duração de uma semana, permite que os pós-graduandos se organizem em suas agendas de trabalho, desta maneira conciliando o aperfeiçoamento com a atividade profissional que muitas vezes é inviável em outros programas. Além de que se trata da evolução em ensino para o mercado de universitários que se desenvolve na região.
TL – Qual o objetivo e o público alvo dos cursos ofertados em Caruaru?
DF – O objetivo é formar mestres e doutores trazendo aperfeiçoamento profissional e produção científica que será revertida em melhoria de vida para a sociedade. O público alvo são profissionais da saúde e de áreas afins que desejam obter um título de mestrado ou doutorado acadêmico na área de Ciências da Saúde com as seguintes áreas de concentração: Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa; Investigação de agravos crônicos à saúde; Estudo e desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde; Processos inflamatórios e alérgicos; Neurociências.

TL – Hoje em dia a especialização é de fundamental importância para os profissionais. Como os alunos irão se preparar e quais as ferramentas disponíveis durante o curso no CEEN?
DF – Os alunos estarão se capacitando em um programa que detém conceito 5 pela CAPES e o programa de disciplinas oferta uma dinâmica curricular extremamente compatível com a proposta da formação em ciências da saúde. Como ferramenta de auxílio à aprendizagem será utilizada uma plataforma digital moderna e de fácil utilização para estreitar a relação entre docentes e discentes da pós-graduação.
TL – Fale um pouco sobre os profissionais que irão ministrar as aulas aos alunos de Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde…
DF – As aulas ministradas na pós-graduação terão professores Doutores e com experiência e didática reconhecida pelo mercado.
TL- Como os alunos podem se inscrever e acompanhar sua aprovação?
DF – Através do site: www.ceen.org.br.