A formação de leitores foi tema da primeira palestra do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns (Filig) que aconteceu neste fim de semana. Na ocasião, a escritora colombiana Irene Vasco contou um pouco de sua experiência naquele país, tendo em vista que ela é fundadora do projeto ‘Espantapájaros’, o qual é considerado uma iniciação para autores de livros infantis, bem como também ministra oficinas e participa de contação de histórias.
Em sua fala, a escritora traçou um panorama sobre como é a educação na Colômbia, elencando desafios e oportunidades. Irene escreve livros há mais de 25 anos, conquistando vários prêmios. Licenciada em Literatura pela Universidade del Valle, ela já traduziu obras de grandes escritores, inclusive brasileiros, como Moacyr Scliar, Ana Maria Machado e Marina Colasanti.
O Filig aconteceu até o último domingo com palestras, oficinas, rodas de leitura, feiras de livros e apresentações artísticas. O evento é realizado pela Proa Comunicação, com apoio da Prefeitura de Garanhuns.
*Com informações de Jénerson Alves