Um “polo” incomum e quase desconhecido dos caruaruenses é o “Arraiá das Famílias”: um palhoção feito por familiares e amigos que moram na rua Antônio Satu, que fica atrás do palco principal do São João de Caruaru. De 80 a 100 pessoas passam pelo “arraiá” alternativo, que conta até com palco e trações ao vivo, e que vem sendo realizado há três anos. O que realmente chama atenção é o fato das famílias trocarem as grandes atrações do Parque de Eventos Luiz Gonzaga – que fica bem em frente – para festejarem de forma mais íntima e tradicional o São João bem perto do grande polo.
São muitas comidas típicas, bebidas de todo tipo, e uma fartura necessária para regar a noite dos forrozeiros que não param um minuto. O empresário André Luiz e sua esposa, Salaciely Anjos, idealizaram e organizaram esse grande arraial. “Em virtude de morarmos atrás do Pátio do Forró, esta rua é interditada todos os anos durante o período junino, daí tivemos a ideia de fazer uma grande palhoça e um grande arraial aqui”, detalhou Salaciely. “Queríamos criar um espaço para que as famílias pudessem se reunir para curtir as festas com segurança e tranquilidade”, completou.
O Arraiá das Famílias tem uma atração diferente a cada final de semana. “Contratamos o cantor, e vendemos a bilheteria, com pulseira, aos familiares e amigos. Assim conseguimos pagar o cachê do artista”, explica a organizadora.
Cinco famílias participam do palhoção, que convidam familiares e amigos de outras cidades. “Temos uma brincadeira mais segura, na qual as famílias eamigos interagem entre si. Pretendemos continuar com nossa festa típica, pertinho do Pátio, mas no calor e na segurança da família”, pontuou Salaciely.