A Ford promoveu uma pesquisa na Europa para conhecer os hábitos de uso do celular de motoristas. O objetivo é desenvolver novas formas de conexão segura no veículo, como por exemplo o uso do sistema SYNC com comandos de voz para fazer e receber ligações. Um dos dados interessantes revelados pelo estudo é que um em cada quatro jovens do continente já fez um “selfie” – auto-retrato com smartphone – ao dirigir e quase metade admite ter usado o smartphone para tirar uma foto.
Acidentes de carro são a principal causa de morte de jovens motoristas, o que levou a Ford a criar um programa educativo para esse público. A pesquisa com 7.000 usuários de smartphones de 18 a 24 anos na Europa também mostrou que uma em cada quatro pessoas acessou sites de mídia social ao volante. Os jovens do sexo masculino foram os mais propensos a ignorar os riscos e quase todos concordaram que essas atividades são perigosas. Confira um vídeo divulgado pela pesquisa:
A Ford descobriu que fazer um “selfie” ao volante é capaz de distrair o motorista por 14 segundos. Checar as mídias sociais leva 20 segundos – tempo em que um carro a 100 km/h percorre uma distância equivalente a cinco campos de futebol. Uma pesquisa feita pela NHTSA, órgão de segurança das estradas dos Estados Unidos, revelou que arrumar o cabelo usando o espelho retrovisor pode distrair o motorista por 4 segundos e digitar no celular leva 7 segundos.