A cirurgia estética está entre as aquisições de muitas pessoas hoje, especialmente dos jovens. O ‘efeito selfie’ é um dos principais elementos que tem impulsionado muita gente a mudar partes do rosto e/ou do corpo. A exposição constante em redes sociais como Snapchat e Instagram resulta em uma cobrança, por parte dos adolescentes, de sempre seguir a beleza considerada padrão, e para isso, muitos recorrem a operações. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a quantidade de cirurgias realizadas em jovens cresceu de forma significativa: o percentual aumentou em 141% no intervalo de quatro anos.
É importante, especialmente quando o paciente é jovem, lembrar que os riscos existem e alguns fatores devem ser observados. De acordo com o Dr. Pablo Maricevich, cirurgião plástico formado pela escola Ivo Pintanguy, e sócio da clínica AVIVA, as redes sociais realmente fazem essa procura pelas cirurgias aumentar, e os pais precisam ficar bem atentos para esclarecer o caráter definitivo de um procedimento assim. “Uma cirurgia plástica pode ser uma importante ferramenta para melhorar a auto-estima, aumentar a segurança e até mesmo encerrar problemas como bullying. Mas é importante levar em consideração que uma cirurgia sempre envolve riscos e não deve estar atrelada a modismos.” – explica o médico acrescentando ainda que se o jovem é saudável e já encerrou a sua fase de crescimento e mudanças no corpo, não há contraindicação para a realização de uma cirurgia plástica. Confira um pequeno bate-papo com o especialista:
Quais são as cirurgias mais procuradas pelo público mais jovem?
PM: Hoje a procura pelas cirurgias corporais como a lipoaspiração diminuíram um pouco. Os jovens estão se tornando mais ativos, então o corpo se tornou uma questão de dedicação para eles. As cirurgias mais procuradas estão relacionadas ao rosto, como a bichectomia, que afina o rosto, e a rinoplastia, que modifica algum aspecto indesejado do nariz. Embora a rinoplastia também seja procurada como cirurgia estética, ela pode ser feita para ajustar alguma questão funcional.
A partir de quantos anos a rinoplastia, por exemplo, pode ser utilizada para fins estéticos?
PM: O rosto está em fase de mudanças perceptíveis até aproximadamente 16 anos nas mulheres e 18 anos nos homens. É necessário, para a realização da cirurgia, que essas mudanças estejam no final, para que a cirurgia não acabe deformando a forma original do rosto.
Quais são as recomendações para quem quer realizar a cirurgia?
PM: Primeiro, pensar bastante sobre a decisão e conversar sobre ela com um médico, para entender que mudança seria mais harmônica para o rosto. No caso dos jovens, recomendo ainda que os pais conscientizem bastante sobre o carácter definitivo das mudanças, para que não haja arrependimento tardio.