Em um gesto que reforça a sua preocupação com a sociedade na qual está inserida e a busca pelo equilíbrio entre a atuação humana e a proteção ambiental, a OAB Pernambuco está elaborando um protocolo próprio de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços. Ele será aplicado na sede da Seccional e nas 25 Subseções em funcionamento no estado.
Como parte da iniciativa, haverá ainda a instituição de um Selo que será concedido às sociedades advocatícias, melhorando a eficiência e reduzindo o impacto ambiental gerado por elas nas suas atividades. A criação do Selo OAB Ambiental e do protocolo de boas práticas de sustentabilidade foi anunciada pelo presidente Ronnie Duarte em recente reunião com a Comissão de Meio Ambiente da entidade.
A entidade também analisa a destinação de material reciclável a cooperativas legalizadas, instalação de sensores de presença para diminuição no consumo de energia elétrica, elaboração de programa contra desperdício de recursos, capacitação dos corpos gerencial e funcional e realização de parcerias com entidades do setor ambiental.