A literatura brasileira vai tomar conta de Caruaru dos dias 10 a 14 de agosto no Espaço Cultural Tancredo Neves. Mais de 40 intelectuais brasileiros – de poetas a juristas, de jornalistas a autoras infantojuvenis de best-sellers – estarão ao alcance de leitores, editores e críticos na Feira Nacional do Livro do Agreste (Fenagreste). A expectativa é que em torno de 50 mil pessoas visitem a feira, gerando uma movimentação financeira de R$ 1,5 milhão.
Na noite do dia 10, após a solenidade de abertura, haverá palestra sobre o homenageado, o escritor caruaruense Álvaro Lins. O presidente do Instituto Histórico de Caruaru, Walmiré Dimeron, o escritor e mais novo integrante da Academia Pernambucana de Letras, Lourival Holanda, e o jornalista e doutor em letras Eduardo Maia falarão sobre a vida e obra do autor. Em seguida, o palco será ocupado pela Orquestra de Violinos do Morro Bom Jesus, formada por estudantes da rede pública municipal.
Entre as atrações principais, a psicóloga clínica, educadora sexual e escritora Laura Muller lança o livro “Meu Amigo Quer Saber…Tudo Sobre Sexo”, no sábado (13), às 19h. Ela comanda debate com a plateia no formato do programa global “Altas Horas”, do qual participa desde 2007.
A youtuber Amanda Guimarães, a Mandy Candy, é outra convidada do evento. Amanda autografa o seu livro Meu Nome É Amanda, no dia 11, às 17h. Na obra lançada pela Rocco, Amanda Guimarães, 24 anos, conta a experiência de nascer num corpo de menino do qual sempre se sentiu desconectada. Aos 19 anos, com o apoio da mãe, ela se submeteu à cirurgia de redesignação sexual. Em seu canal no YouTube (com 245 mil seguidores), ela fala, entre outras coisas, sobre feminismo e identidade de gênero, e faz enorme sucesso entre os adolescentes.
Outra que promete encantar os jovens é a carioca Luiza Trigo, a Luly, que na manhã do dia 12 vai bater um papo descontraído com crianças e adolescentes sobre como se apaixonou pela leitura e porque se afastou da mesma na pré-adolescência. Ela aponta as obras que marcaram a sua vida, o porquê de escrever seu primeiro livro e finaliza respondendo perguntas dos leitores.
Para marcar o dia nacional da fundação dos cursos de direito, 11 de agosto, a feira receberá, na noite da quinta-feira, o jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho. O especialista em Fernando Pessoa comandará debate sobre a atual política brasileira e a atuação da Justiça. Participará do debate o professor e presidente da Academia Caruaruense de Letras Jurídicas, Paulo Muniz Lopes.
A escritora Luzilá Gonçalves e o salgueirense Raimundo Carrero também vão a Caruaru. Luzilá autografa livro e fala sobre quais as motivações para escrever romances, na tarde da sexta-feira (12). Já Carrero autografa o seu O Senhor Agora Vai Mudar de Corpo, escrito após a dura recuperação de um AVC. No dia 13 de agosto, às 14h, ele participa da mesa-redonda “Quero Ser Escritor: Por onde Começo?” ao lado do bodocoense Cícero Belmar, que autografa o recém-lançado Escrever Ficção Não É Bicho-Papão.
A Fenagreste contará ainda com debate sobre literatura e música (José Teles e Wilfred Gadelha), jornalismo e literatura (Evaldo Costa e Aquiles Lopes) e uma animada mesa sobre futebol e literatura com os jornalistas, Álvaro Filho, Marcelo Cavalcante e o caruaruense Eri Santos. O evento será aberto ao público às 19h do dia 10 e funcionará, diariamente, das 9h às 21h, oferecendo dezenas de atividades gratuitas.
SHOWS- Além dos debates, mesas-redondas, lançamentos e sessões de autógrafos, shows musicais estarão à disposição dos visitantes, gratuitamente. No dia 13, o cantor, e agora ator, Maciel Melo fará show e, logo após, sessão de autógrafos do livro “A Poesia e a Estrada”. No dia 12 de agosto, às 20h, o Frei Damião faz pocket show e aproveita a ocasião para autografar seus livros. Em seguida, é a vez do grupo musical Fole Novo, orquestra formada exclusivamente por sanfonas, apresentar seus sucessos. Já no dia 13 de agosto, às 10h, uma Orquestra de Metais promete colocar todo mundo para dançar cedinho.