Hoje é dia de festa! Quem comemora aniversário nesta sexta-feira, 30, é o prefeito de Caruaru José Queiroz de Lima, um dos políticos mais respeitados em nosso estado. O dia é mesmo de festejar, afinal, são 75 anos bem vividos, com boa parte deles com belos serviços prestados ao seu povo, seja como prefeito ou deputado. O blog deseja um infinito de felicidades a esse gentleman. Queiroz, saúde e paz hoje e sempre! Preparamos um breve perfil deste grande homem.
José Queiroz de Lima nasceu em Caruaru, no bairro do Cedro. Filho do comerciante, proprietário de mercearia, Euclides Queiroz de Lima e de Leopoldina Queiroz de Lima, Dona Cila, tem cinco irmãos: Eleuzina, Eunice, Edvaldo, Enedina e Paulo Queiroz.
É casado com Carminha Queiroz. Os filhos são Wolney, deputado federal, e Wolmer, empresário. Tem cinco quatro netos: Maria Eduarda, Maria Vitória, Bárbara Maria e José Queiroz Neto.
Estudou o curso primário na escola estadual Vicente Monteiro e terminou o ensino médio no Colégio de Caruaru, atual Colégio Diocesano. É advogado formado pela Faculdade de Direito de Caruaru, em 1970, e tem curso de especialização em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, realizado no Rio de Janeiro.
José Queiroz, ao regressar do Rio, foi indicado para integrar a equipe do General Aguinaldo Almeida, coordenador de planejamento da Prefeitura e titular da Comissão de Desenvolvimento de Caruaru – CODECA. Em 1964, ao final da administração de João Lyra Filho, assumiu a direção da Companhia de Água e Esgotos de Caruaru – CAEC.
Por ter passado em primeiro lugar no concurso do Banco do Brasil, José Queiroz foi convocado para trabalhar na agência de Caruaru. Exercia as funções de bancário, e, simultaneamente, atuava como comentarista esportivo no rádio local.
A trajetória política começa com a filiação ao Movimento Democrático Brasileiro – MDB, em 1966. Militante, Queiroz tem decisiva participação na campanha vitoriosa de Anastácio Rodrigues, em 1968. Convidado a ocupar a Secretaria de Administração, José Queiroz passa apenas sete meses no cargo. Sem a liberação do Bsnco do Brasil para trabalhar na Prefeitura, volta às atividades no Banco.
Em 1976, ano eleitoral, é estranhamente, e à revelia, transferido pelo Banco do Brasil para a agência de Madureira, no Rio de Janeiro. Mesmo assim enfrenta a primeira disputa pela prefeitura, sendo derrotado por Drayton Nejaim.
O afastamento de Caruaru dura até 1978 quando é eleito deputado estadual, com votação exclusivamente local. Em 1982 é eleito prefeito pela primeira vez e governa até 1988. Em 1990, com apoio de uma frente de oposição, disputa o Senado. Perde para Marco Maciel, por apenas 1% de diferença. Em 1993 volta à prefeitura reeleito. Em 1998 retorna à Assembleia. Foi reeleito deputado estadual em 2002 e 2006.
Em 2008, concorre mais uma vez à prefeitura e vence as eleições. Em 2012, concorre a reeleição e sagra-se vitorioso. José Queiroz torna-se o primeiro na história de Caruaru a ser eleito prefeito pela quarta vez. Em 2016, completará 18 anos de história à frente da Prefeitura de Caruaru e foi na suas gestões que a cidade ganhou cara de metrópole, com obras estruturadoras, e programas sociais que buscam a inclusão social.