Nos dias 30 e 31 de outubro, o Armazém da Criatividade – unidade avançada do Porto Digital – recebe o Festival Internacional de Animação de Pernambuco, o Animage. Em sua 9ª edição, o festival – que já é um dos maiores do país – chega ao Agreste e Sertão do Estado com mostras de curtas animados para todas as idades.
De acordo com assessoria, em Caruaru, os destaques são a Mostra Brasil, com filmes nacionais, e a Mostra Michel Ochelot, vindos direto de Paris. O evento é gratuito, todos os filmes possuem classificação livre e não é necessário inscrição.
Após a Mostra Brasil, às 19:30h, o diretor Marcos Buccini conversará sobre o curta de sua autoria “O Consertador de Coisas Miúdas”, presente na programação da mostra, conforme informou a assessoria.
Confira os títulos:
Mostra Brasil (30/10 às 18:30h)
• Gravidade, De Amir Admoni – 11’15”
Dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade.
• Aconteceu Naquela Manhã, De Arnaldo Galvão – 5’
Uma nova forma de doença, praga ou mutação começa a atacar os habitantes de uma cidade. Numa manhã igual outra qualquer, André parece ter sido uma de suas primeiras vítimas. Sem saber o que fazer, ele decide seguir sua vida.
• O Malabarista, De Iuri Moreno – 10’55”
Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.
• Business Meeting, De Guy Charnaux – 1’45”
Uma reunião de negócios como todas as outras. É, acho que esta é uma boa descrição do filme. O que você acha?
• O Consertador de Coisas Miúdas, De Marcos Buccini – 10’35”
Sem saber o ano ou lugar onde vive, um homem passa os dias e as noites tentando consertar pequenos mecanismos depositados em centenas de prateleiras que formam as paredes do quarto minúsculo onde mora.
• @Disexta, De André Catoto – 11’44”
Em 2013, o Brasil se prepara para receber a Copa do Mundo de futebol e Olimpíadas. A taxa de desemprego é de 4%. Acompanhando as manchetes e chamadas dos telejornais, o cartunista @disexta desenha charges das mudanças no país.
Mostra Michel Ochelot (31/10 às 18:30h)
(Todos os filmes são de autoria do diretor Michel Ochelot)
• Earth Intruders – 3’51” – 2007
Videoclipe feito para a cantora islandesa Björk.
• O Príncipe das Joias (Le Prince des Joyaux) – 11’ – 1991
Aqui temos um garoto inocente, uma bela princesa, um mercador traiçoeiro e uma águia gigante apreciadora de jóias. O conto se passa no país das Mil e Uma Noites, durante uma chuva de pedras preciosas.
• Os três inventores (Les Trois Inventeurs) (– 13’ – 1980
Em um mundo de renda branca, um grande inventor, uma grande inventora e uma pequena inventora criam maravilhosas máquinas úteis. Mas as pessoas não compreendem; e elas não gostam de pessoas que se comportem diferente.
• A lenda do pobre corcunda (La Légende du Pauvre Bossu) – 8’ – 1982
No cume, uma princesa inacessível. Na base, um corcunda desprezado pelas pessoas. Entre eles moram pessoas egoístas, de hábitos, e mesquinhas.
• O Pastor que Dança (La Bergère Qui Danse) – 7’ – 1991
Uma bela pastora está apaixonada por um jovem pastor. Uma fada também está. A pastora sabe como cuidar das ovelhas e dança ao som da flauta de seu namorado.
• Ícaro (Icare) – 6’ – 1989
Esta é, de fato, a história de Ícaro. Filho de Dedalus, preso em um labirinto, mas com uma diferença.