Mais um grupo genuinamente nordestino chega ao Agreste e Sertão pernambucanos com o projeto Sonora Brasil, do Sesc. Desta vez, o Samba de Pareia, que surgiu há mais de 300 anos entre os escravos que trabalhavam nos canaviais como forma de ocupar o tempo ocioso, será apresentado pelo grupo Samba de Pareia da Mussuca, de Sergipe. Os músicos estarão em Caruaru na próxima terça (14).
O nome desta manifestação cultural se dá pelo fato de ser dançado em pares. Na Mussuca, ele é dançado por mulheres e conta com a presença de homens como tocadores. O principal elemento rítmico para o grupo é a pisada dos tamancos das dançadeiras. As letras das músicas são alusivas às situações do cotidiano. Com dança coreografada e trajes padronizados.
Em Caruaru, a apresentação será no Teatro Rui Limeira Rosal, Sesc Caruaru, localizado na Rua Rui Limeira Rosal, s/n, bairro Petrópolis. Tudo começa a partir das 20h. A entrada é gratuita. Logo em seguida, o grupo segue para outras cidades: Garanhuns (16), Belo Jardim (17), Pesqueira (18) e Buíque (19).