No ano em que completa 50 anos de existência, o Sistema Liberdade de Comunicação, que abriga as rádios Liberdade AM e FM, dá um passo ousado em sua história. A rádio será a primeira emissora de Caruaru e do interior de Pernambuco a migrar da amplitude modulada para frequência modulada. A migração antecipa o decreto presidencial nº 8139, que autoriza a migração das emissoras de rádio que operam na faixa AM para a faixa FM e que tem como prazo final o ano de 2017.
“Resolvemos antecipar o futuro, aproveitando que a nossa FM tem o maior índice de audiência, segundo o IBOPE, com mais de 50% dos ouvintes de Caruaru. E somos a única emissora do Brasil que possui um percentual de diferença bem superior ao segundo colocado nas praças pesquisadas”, revela o diretor da emissora, Ivan Feitosa.
A nova programação entra no ar, a meia noite, do dia 23 de março. A princípio, a grade mesclará o que existe hoje nas duas frequências, misturando notícias, música e esportes. Além da inclusão de novos programas. Entre as novidades da programação, tem o apresentador Sócrates da Silva, que deixa os microfones do jornalismo para assumir a gerência de programação da rádio e a aquisição do jornalista Welter Duarte que, junto com Elaine Dias, assume o comando do matinal Show da Cidade.
Apesar de remodelada, a grade de programação da nova Rádio Liberdade, mantêm o apresentador Ivan Bulhões, no Arraial de Ivan Bulhões, de 2h às 4h da madrugada; a Hora da Justiça, que terá um perfil com menos crime e mais informação, agora no horário de 6h às 7h; o Show da Cidade também terá uma nova roupagem, com um programa mais leve, para que seja além de um informativo, uma companhia para o ouvinte.
Da antiga programação da Liberdade FM, apenas o Disk-Tok deixou de existir. Alguns trocaram de nome tipo Forró em FM se transformou em Forró na Liberdade, continuam Telemúsica, Ligação Direta e A noite é nossa. O futebol, como em todos os grandes centros do país, precisava de uma nova casa. “Fizemos um teste antes com a Caruaru FM e deu certo. Agora o torcedor terá um melhor som, uma cobertura diferenciada e de uma equipe muito experiente a frente dos programas esportivos”, explica Feitosa.
Outro programa que sofreu alteração no horário foi o ‘Jotta Lagos Em Sociedade’, que passou da hora do almoço para ás 18h 50min, logo após o programa “Pistolão”.
As novidades da Rádio Liberdade de Caruaru foram apresentadas a imprensa e as agências de publicidade de Caruaru e região, num café da manhã, nesta quarta-feira (18), no restaurante Boi e Brasa, em Caruaru.