O cenário político e seus impactos econômicos. Esse foi o tema de uma palestra/debate ocorrida na noite de ontem, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic). O objetivo foi provocar uma reflexão acerca do tempo presente da política brasileira. O senador Douglas Cintra (PTB-PE) e o cientista político José Nivaldo Júnior foram os palestrantes da noite, mediados pelo jornalista Magno Martins. O evento foi realizado por intermédio da Câmara Setorial dos Veículos de Comunicação.
Na ocasião, o senador petebista ressaltou que, diante do cenário que está posto atualmente, é fundamental diminuir a emoção no campo político, acentuando a racionalidade para tomar as decisões. Ele afirmou que a bandeira da ética deve ser erguida por toda a sociedade e que os debates precisam estar em consonância com as necessidades da população. “A classe política tem de deixar de pensar em partidos e pessoas para pensar nas pessoas do nosso País. Caso contrário, o Brasil pode entrar em uma depressão econômica. Eu defendo que o Brasil precisa de equilíbrio”, observou Cintra.
O coordenador da Câmara Setorial de Veículos de Comunicação, Carlos Tanouss, salientou que eventos desta natureza enriquecem a democracia. “O jornalismo vai além de formatar a notícia. Temos um compromisso social que também implica em provocar e abrir espaço para discussões”, disse.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Jorge Gomes (PSB); do presidente da Acic, Osíris Lins; do vereador Jaelcio Tenório (PRB) e de representantes de diversos segmentos da sociedade. O ex-vereador caruaruense Fernando Soares, que teve o diploma cassado no período da ditadura militar, também prestigiou o debate.