O Sistema Coca-Cola acredita na força da atuação conjunta para
a construção de um futuro melhor para todos. E, ao longo dos anos, tem expandido suas iniciativas de empoderamento econômico em todo o Brasil, incluindo no Nordeste.
Com uma visão direcionada à inclusão social, promoção da equidade e fomento do empreendedorismo, a companhia, junto à seu fabricante local, Solar Coca-Cola, e a marca Kuat, anuncia nesta terça-feira (23) uma série de ações voltadas para impulsionar e fortalecer o pequeno varejo na região, com destaque para: ampliação do programas “Meu Negócio É Meu
País”, que visa impactar negócios liderados por mulheres nas cidades de Caruaru e distritos próximos, além do o patrocínio ao Festival de São João de Caruaru liderado por Kuat.
“Acreditamos que valorizar as iniciativas locais é essencial para o crescimento responsável e o fortalecimento das comunidades onde atuamos. Reconhecemos que o empoderamento econômico das mulheres é um fator crítico para o desenvolvimento sustentável em todo o mundo, incluindo no Nordeste de nosso país, onde as mulheres desempenham um papel vital na economia local”, destaca Silmara Olivio, diretora de Relações Corporativas Cone Sul na CocaCola América Latina.
A nova fase das iniciativas voltadas para o Nordeste conta com parceiros importantes, como a Solar, uma das maiores fabricantes da Coca-Cola no país, a Aliança Empreendedora e o Sebrae. “Estamos muito felizes em realizar a segunda edição do Meu Negócio é Meu País em Caruaru,
uma cidade que vibra cultura, tradições e história. Para a Solar, é um orgulho poder fazer parte do time que impulsiona esse projeto, uma vez que ele impacta positivamente a economia e para além desse fator, também incentiva a potência do empreendedorismo feminino. Enquanto empresa que tem por essência ser parceira de pequenos negócios e comércio local, estamos sempre buscando valorizar nossa conexão regional com as comunidades onde estamos inseridos, procurando fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Flávio Scalco, diretor regional da Solar Coca-Cola.
O Guaraná Kuat conta com projetos para ampliar ainda mais o impacto econômico na região, por meio do patrocínio de São João de Caruaru. Essa parceria busca valorizar a cultura nordestina e apoiar o pequeno varejo local. A Coca-Cola Brasil e a SOLAR Coca-Cola continuarão a atuar em outras frentes de impacto social, como estímulo à circularidade com foco nos catadores de materiais recicláveis. Por meio do programa Recicla Solar, esses trabalhadores serão incluídos na cadeia produtiva da empresa e terão papel importante na coleta de resíduos durante o São João de Caruaru.
“Queremos fazer a diferença em seus negócios e, por isso, apoiamos essas empreendedoras brasileiras. Nossa intenção é gerar oportunidades para seu crescimento – afinal, elas sempre foram figuras relevantes para nossa sociedade e continuarão sendo peça-chave para estimular o crescimento global, desempenhando um papel ainda mais transformador para a próxima
década”, finaliza Olivio.
MEU NEGÓCIO É MEU PAÍS
O projeto, lançado em 2022, já capacitou mais de 600 negócios liderados por mulheres. Para este ano, a proposta é expandir para mais de 1000 mulheres. O novo edital tem como foco Caruaru e os distritos próximos. As inscrições podem ser feitas até 2 de julho no site cocacoladaumgasnoseunegocio.com/kuat/.
“O apoio a essas microempreendedoras é crucial para o fortalecimento da economia local e para promover a inclusão social. Além disso, é uma oportunidade de nos aproximarmos e conhecer melhor a realidade delas localmente. Ao olharmos de forma humana para suas particularidades,
podemos aprender com essa experiência e assim contribuir, de verdade, para o crescimento desses pequenos negócios e para o desenvolvimento dessas mulheres, ressalta Marina Paula Egg
PATROCÍNIO DE KUAT AO SÃO JOÃO DE CARUARU
Com o objetivo de fortalecer a cultura nordestina e impulsionar a economia local, a marca se une para apoiar uma das maiores festas juninas do Brasil. O São João de Caruaru, em Pernambuco, é um evento que reúne turistas e moradores da região em uma celebração que vai além das tradições culturais, gerando emprego e renda para a comunidade local. O patrocínio do guaraná Kuat contribui para a realização do evento, que movimenta a economia, além de promover a cultura e as tradições nordestinas.
“Para destacar a riqueza e pluralidade de cada região país, Kuat reforça o sentimento de pertencimento e identidade através de ações socioeconômicas e de experiências de marca nas celebrações juninas. A marca vem exaltando, desde 2021, a diversidade gastronômica brasileira
em suas campanhas e investindo em programas de empreendedorismo para as pequenas comerciantes do Nordeste. Este ano, o primeiro patrocínio do São João de Caruaru é uma celebração desta conexão da marca com a cultura da região. Queremos potencializar empreendimentos regionais, liderados por mulheres, e trazer também os gostinhos do Nordeste durante o período das festas de São João”, destaca Ted Ketterer, Diretor de Marketing da CocaCola Brasil.